terça-feira, 26 de abril de 2011

Google admite gravar localização de usuários do Android / Apple é denunciada por sistema que rastreia seus usuários



25 de abril de 2011 20h21


Google admite a coleta de informações de localização dos usuários, mas diz que isso é feito de maneira anônima


Poucos dias após a Apple ser pega registrando os passos dos donos de iPhones e iPads, o Google admitiu fazer o mesmo com os usuários do Android. Um porta-voz da empresa afirmou que os dados são coletados de maneira anônima, sem serem relacionados a um usuário específico, e que são apagados quando os usuários reconfiguram seus telefones. A prática visaria fornecer uma melhor experiência móvel nos dispositivos Android.
Ele também diz que todo o compartilhamento de informações de localização no Android é uma opção do usuário - que, entretanto, já vem marcada como padrão após a instalação de aplicativos de mapas e buscas, informa o site Dvice. Além disso, bloquear a transmissão de dados de localização pode reduzir as funções do smartphone, especialmente em relação a mapas, explica o site do Wall Street Journal.
Para "esclarecer" a questão para os usuários, a empresa começou a enviar uma mensagem para Androids habilitados com a função, explicando que a empresa coleta dados e ensinando a desabilitar o serviço. "Para proteger sua privacidade, nós gostaríamos que você soubesse que o Google Latitude está ativo no seu dispositivo móvel e registrando sua localização. Se você não tiver ativado isso ou quiser parar de transmitir sua localização, por favor abra as opções de privacidade ou desative o Latitude. Para saber mais, visite a Central de Ajuda do Latitude", dizia a mensagem.
Há tempos o Google defende que a coleta de dados de geolocalização é necessária para ajudar a aprimorar seus serviços, e não foi agora que ela mudou de ideia. A Apple, por outro lado, continua em silêncio.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5094557-EI15606,00-Google+admite+gravar+localizacao+de+usuarios+do+Android.html

 

Apple é denunciada por sistema que rastreia seus usuários

 

26 de abril de 2011 00h30


Dois clientes da Apple decidiram levar a companhia aos tribunais devido ao suposto sistema oculto de rastreamento de movimentos dos usuários nos dispositivos iPhone e iPad, segundo publicou nesta segunda-feira a "CNET".
Vikram Ajjampur, proprietário de um iPhone na Flórida, e William Devito, dono de um iPad em Nova York, apresentaram suas denúncias a uma Corte Federal de Tampa, na Flórida, em 22 de abril, para pedir o fim da suposta prática.
Ajjampur e Devito decidiram acionar a Justiça depois da publicação de um estudo no Reino Unido sobre um software incluído no sistema operacional da Apple que arquivava e enviava à empresa a localização diária de seus aparelhos móveis sem que os usuários soubessem disso.
A procuradora-geral do estado de Illinois, Lisa Madigan, solicitou nesta segunda-feira uma reunião com os executivos da Apple e do Google, empresa envolvida na mesma polêmica por seu sistema operacional Android, para saber se as acusações são verdadeiras.
Na semana passada, o congressista Edward J. Markey enviou uma carta ao executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, questionando as políticas de proteção de dados da empresa por conta do relatório britânico intitulado "iPhone Keeps Record of Everywhere You Go" ("iPhone mantém gravações de cada lugar que você vai").
As autoridades de França, Alemanha, Itália e Coreia do Sul estão investigando o possível desrespeito à privacidade dos usuários da Apple.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI5094739-EI188,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela vossa visita e volte sempre.
Antes de comentar leia por favor:

1. Os comentários deste blog são todos moderados e nos reservamos no direito de publica-lo ou não;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Não publicaremos comentários que visem promoção pessoal ou de site, de blog, de canal ou de qualquer página na internet;
4. Tampouco publicaremos comentário com publicidade, propaganda ou divulgação de empresas, negócios, partidos, religiões ou seitas;
5. Ofensas pessoais, vocabulário de baixo nível ou spam não serão aceitos;
6. Não fazemos parcerias, debates, discussões ou acordos por meio de comentários;
7. Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato no rodapé da página;
8. Grato por participar e deixar aqui o vosso comentário.