segunda-feira, 25 de abril de 2011

CIENTISTAS ALERTAM: nova zona de subducção está se formando, com a Europa lentamente se aproximando da África



http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/placas-tectonicas/imagens/placas-tectonicas-11.jpg


25/04/2011

De acordo com as últimas observações dos cientistas, a Europa pode estar começando a mergulhar sob a África, criando uma nova zona de subducção e aumentando potencialmente o risco de terremotos no oeste do Mar Mediterrâneo. Zonas de subducção são onde as placas tectônicas colidem, com uma placa de mergulhando debaixo da outra. Às vezes essas colisões são graduais mas muitas vezes eles ocorrem em grandes movimentos que podem provocar abalos. Como as zonas de subducção são geralmente nos fundos marinhos, os sismos nestas zonas podem desencadear tsunamis.


África e a Europa estariam lentamente se aproximando graças a uma nova zona de subducção que pode aumentar o risco de terremoto no Mediterrâneo - Foto: NASA



Por milhões de anos a placa Africana, que contém parte do leito do mar Mediterrâneo, tem-se movido para o norte em direção a placa da Eurásia, a uma taxa de 1 cm por ano. Mas agora, estudos de terremotos recentes na região indicam que uma nova zona de subducção pode estar se formando com as placas que estão se colidindo ao longo da costa da Argélia e do norte da Sicília, em um raro evento de formação de uma nova zona de subducção. Raros pois estes processos acontecem na escala de tempo de vários milhões de anos. E desta vez é a Europa “submergindo” sob a África. A confirmação de que a subducção da Europa teria começado poderá permitir aos cientistas uma melhor modelação da região e realizar análises mais eficazes do risco de sismo e tsunami.

Fonte: http://news.nationalgeographic.com/news/2011/04/110419-europe-afric...
Fonte: http://eco4u.wordpress.com/2011/04/25/cientistas-alertam-nova-zona-...


Zona de subducção


Por Emerson Santiago

Zona de subducção é o nome que se dá a uma área de convergência de placas tectônicas, onde uma destas se infiltra debaixo da outra, de acordo com a teoria da tectônica de placas (teoria da geologia que descreve os movimentos de grande escala ocorridos na litosfera terrestre). Em geral é a litosfera oceânica, de maior peso, a que se subduz sob a litosfera continental, de menor peso específico devido à sua maior espessura interna. Exemplo bem conhecido e estudado é o da subdução da Placa de Nazca sob a Cordilheira dos Andes.
 

O lento movimento da placa oceânica em direção às camadas mais profundas do planeta Terra provoca um lento aumento das temperaturas nas rochas do antigo fundo do mar, superando os 1000 graus Celsius, e a uma profundidade de aproximadamente 100km, as rochas da placa oceânica fundem-se parcialmente. Durante a subdução se observa ainda um aumento rápido da pressão. Em uma zona de subducção, a crosta terrestre, então derretida sobe novamente até a superfície, onde ajudará a formar vulcões e ilhas. A formação de alguns vulcões, montanhas, ilhas e fossas oceânicas estão ligadas ao processo de subducção, deriva continental e orogênese.

A subducção ocorre principalmente na costa oeste da América do Sul (Chile, Equador, Colômbia, Peru), Japão, ilhas Aleutas, Java e regiões do Mar Mediterrâneo. Tal fenômeno acaba por causar tremores sísmicos de alta magnitude. A litosfera derretida também libera gases da atmosfera que ficaram armazenados no solo, e por isso a subducção da litosfera também contribui para a reciclagem da atmosfera.

A zona de subducção é uma zona larga e estreita onde uma placa litosférica penetra por debaixo de outra.
Dado que a pressão e a temperatura aumenta com a profundidade, uma parte dos materiais da placa em subducção são liberados (em especial a água), o que acarreta a fusão do manto, que por sua vez ascende acima da crosta terrestre continental dando origem a vulcões. As zonas de subducção constituem uma parte muito importante dentro da dinâmica dos materiais terrestres.
Os materiais subduzidos mudaram sobremaneira as propriedades do manto, e permitiram que a convecção mantenha-se. Sismologicamente as zonas de subducção são caracterizadas pelas zonas de Benioff, que, em geologia são definidas como zonas sísmicas ao largo da placa que se estende junto a um dos lados de uma determinada fossa oceânica. Esta é chamada também zona de Benioff-Wadati, em homenagem a Hugo Benioff e Kiyoo Wadati, dois geólogos que independentemente observaram sua existência.

Bibliografia:
http://domingos.home.sapo.pt/tect_placas_7.html – Página “Terra Planeta Vivo” – Tectônica de Placas,
abordando o assunto das zonas de subducção
http://terraquegira.blogspot.com/2008/07/subduco-parte-i-zonas-de-s... – Blog “Terra que Gira”
Zonas de Subducção e Tectônica de Placas
http://w3.ualg.pt/~jdias/INTROCEAN/B/22_FrontConverg.html – Página da universidade do Algarve – Faculdade de Ciências do Mar e do Meio Ambiente – Fronteiras de Placas

Extraído de: http://www.infoescola.com/geologia/zona-de-subduccao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela vossa visita e volte sempre.
Antes de comentar leia por favor:

1. Os comentários deste blog são todos moderados e nos reservamos no direito de publica-lo ou não;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Não publicaremos comentários que visem promoção pessoal ou de site, de blog, de canal ou de qualquer página na internet;
4. Tampouco publicaremos comentário com publicidade, propaganda ou divulgação de empresas, negócios, partidos, religiões ou seitas;
5. Ofensas pessoais, vocabulário de baixo nível ou spam não serão aceitos;
6. Não fazemos parcerias, debates, discussões ou acordos por meio de comentários;
7. Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato no rodapé da página;
8. Grato por participar e deixar aqui o vosso comentário.