quarta-feira, 27 de abril de 2011

Conjunto de telescópios para caçar ETs é desativado nos Estados Unidos




27/04/2011 12h27
 
Seti cancelamento 1 (Foto: Ben Margot / AP Photo)Antenas do ATA no Observatório Hat Creek, nos Estados Unidos. (Foto: Ben Margot / AP Photo)

 

Instituto Seti, responsável pelo equipamento, não tem verba para mantê-lo.
'ATA' é composto por 42 instrumentos para detectar sinais extraterrestres.

 
De O Globo G1, em São Paulo

Um conjunto de 42 radiotelescópios usado para detectar possíveis sinais de extraterrestres foi desativado nos Estados Unidos, após cortes na verba do instituto Seti (Search for Extraterrestrial Intelligence ou "procura por inteligência extraterrestre", em tradução livre), responsável pelas operações.
Conhecido pela sigla ATA (em inglês), o grupo de antenas era garantido pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, e operado no Observatório Hat Creek, especializado em pesquisas com emissões de rádio. O conjunto de antenas fica a 500 km de distância da cidade de São Francisco.
Cortes no orçamento do estado da Califórnia e menos dinheiro da Fundação Nacional da Ciência (NSF, na sigla em inglês), agência federal dos Estados Unidos para o desenvolvimento de pesquisas científicas, são os motivos apontados pelo Seti para a desativação do complexo.
Segundo o diretor Thomas Pierson, são necessários pelo menos US$ 5 milhões durante dois anos para garantir um programa de análise dos últimos dados da sonda Kepler, enviada ao espaço pela Nasa para captar sinais de planetas fora do Sistema Solar.
Até agora, a agência espacial norte-americana divulgou 1.235 candidatos a exoplanetas. O objetivo do Seti - entidade sem fins lucrativos fundada em 1984 para procurar por vida fora da Terra - seria o de estudar possíveis sinais vindos desses astros.
Esforços juntos à Força Aérea norte-americana estão sendo feitos para retomar as atividades do ATA, que entrou em estado de "hibernação" desde o dia 22 de abril. Agora, os radiotelescópios receberão apenas serviços de manutenção, com uma equipe reduzida. Para ajudar na captação de recursos, o site do Seti também pede por doações.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/04/conjunto-de-telescopios-para-cacar-ets-e-desativado-nos-estados-unidos.html




Antena que busca ETs é desativada

  Reprodução



27 de abril de 2011 | 0h 00
- O Estado de S.Paulo

Se o ET telefonar para a Terra, ele receberá um sinal de "desconectado". Sem dinheiro para pagar suas despesas operacionais, o Instituto Seti, na Califórnia, Estados Unidos, desligou a tomada do famoso Allen Telescope Array, um conjunto de antenas de rádio que vasculha os céus buscando sinais de civilizações extraterrestres.
Sem sinal. Allen Telescope Array, um conjunto de radiotelescópios construído nos EUA
Em uma carta enviada a doadores na sexta-feira, o presidente executivo do Instituto Seti, Tom Pierson, disse que, na semana passada, o conjunto de antenas foi colocado em "hibernação" por falta de apoio governamental adequado.
O momento não poderia ser pior, se queixam cientistas do Seti. Após anos de contemplação, astrônomos anunciaram recentemente que 1.235 novos possíveis planetas foram observados pelo Kepler, um telescópio montado em um satélite espacial.
Os cientistas acreditam que dezenas desses planetas devem ser do tamanho da Terra - e alguns estarão na "zona habitável", aquela na qual as temperaturas são apropriadas para a existência de água líquida.
"Há uma enorme ironia", afirmou a diretora do Instituto Seti, Jill Tarter. "No momento em que descobrimos tantos planetas para olhar, não temos os recursos operacionais para ouvi-los."
O astrônomo sênior do Seti, Seth Shostak, disse que a suspensão do projeto seria o mesmo que deixar as caravelas portuguesas "Santa Maria, Pinta e Nina ancoradas... Nosso negócio é explorar".
O financiamento do Seti sempre foi um problema para os cientistas. O que está faltando agora, porém, é financiamento para sustentar os custos rotineiros da operação das antenas. Seriam necessários US$ 5 milhões nos próximos dois anos. / MCT. 
TRADUÇÃO DE CELSO PACIORNIK 

Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110427/not_imp711328,0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela vossa visita e volte sempre.
Antes de comentar leia por favor:

1. Os comentários deste blog são todos moderados e nos reservamos no direito de publica-lo ou não;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Não publicaremos comentários que visem promoção pessoal ou de site, de blog, de canal ou de qualquer página na internet;
4. Tampouco publicaremos comentário com publicidade, propaganda ou divulgação de empresas, negócios, partidos, religiões ou seitas;
5. Ofensas pessoais, vocabulário de baixo nível ou spam não serão aceitos;
6. Não fazemos parcerias, debates, discussões ou acordos por meio de comentários;
7. Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato no rodapé da página;
8. Grato por participar e deixar aqui o vosso comentário.