terça-feira, 10 de dezembro de 2013

COVARDIA: Mais um, apenas mais um, dos muitos casos de agressão nas Lojas Americanas contra crianças e mulheres






Meus queridos leitores, hoje não tem beijo no coração, não tem deboche, não tem ironia, enfim, não têm a ousadia e alegria com as quais vocês já estão acostumados. 
O que temos pra hoje é uma denúncia (mais uma!) contra as Lojas Americanas. 
Mas essa ninguém me contou, eu assisti a tudo de camarote. 
O local da foto acima foi palco da barbárie que será relatada a seguir:

Ontem (08/12), lá pelas 18h, um funcionário das Lojas Americanas da Av Pompeia discutia com crianças de rua que importunavam a saída dos clientes.
Em determinado momento, este mesmo funcionário jogou um enorme pedaço de pau contra uma das crianças, que desviou. 
As crianças continuaram ali o provocando. 
Não satisfeito, o funcionário saiu de dentro da loja, pegou o mesmo pau do chão e correu atrás de uma das criança, que tinha no máximo 12 anos. 
A criança ficou encurralada por esse alambrado azul (foto) que cerca o estacionamento, caiu no chão e começou a levar uma sequência de pauladas violentíssimas. 
A cena foi chocante: um homem adulto batendo com vontade numa criança deitada no chão. 
Só parou quando pessoas que estavam no estacionamento começaram a gritar.
Com a gritaria, uma cliente da loja saiu, se apresentou como policial e deu voz de prisão ao agressor, que correu para dentro da loja, começou a fechar os portões e nunca mais apareceu.
Mas o inacreditável é que esse tipo de coisa não é nenhuma novidade para a rede Lojas Americanas. 
A empresa parece estar bastante acostumada a ver seu nome envolvida nesse tipo de agressão.
Em uma breve pesquisa no Google, nos deparamos com agressões, racismo, falsas denúncias de roubos e funcionários trabalhando em condições degradantes de trabalho. 
Portanto, este não é um caso isolado, mas recorrente. 
Vejamos aqui alguns dos casos que envolvem a Lojas Americanas em diversos casos de agressão em todo o Brasil:

1) TORTURA E RACISMO : Vigilante andando pela rua é confundido com ladrão de ovo de páscoa. Seguranças o levam pra dentro da loja e o submetem a tortura. A vítima teve fratura do nariz em três regiões, fratura do crânio, deslocamento da retina e outras sequelas.
 
2) AGRESSÃO DE MENOR E HOMOFOBIA: um menor de 15 anos foi agredido por um segurança das Lojas Americanas do Barra Shopping, na Barra da Tijuca. Os vigilantes abordaram o jovem acusando-o de ter roubado peças. Ele negou o crime e disse que não iria para um lugar reservado por ter medo de os seguranças colocarem algo na mochila. Então, um vigilante o socou na boca e o chamou de gay
 
3) FALSA ACUSAÇÃO DE FURTO: uma senhora foi acusada de furtar um aparelho de celular que havia comprado em outra loja. Não adiantou nem mostrar a Nota Fiscal do aparelho, comprado em outra loja.
 
4) FALSA ACUSAÇÃO DE FURTO: dois amigos movem ação contra a Lojas Americanas. Eles foram acusados de roubar chocolates e convidados a visitar a sala reservada. Foram liberados após a revista.
 
5) FUNCIONÁRIOS TRABALHAM EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES: a unidade do Jequitibá Plaza Shopping (Itabuna - BA) foi multada por oferecer as seguintes condições a seus funcionários: "desgaste físico, estresse psicológico para acelerar o ritmo de trabalho nos caixas, equipamento inadequado dos monitores em altura irregular e cadeiras para digitação sem apoio para o antebraço.
 
6) FALSA ACUSAÇÃO DE FURTO, AGRESSÃO A MENOR E RACISMO: segurança acusa adolescente de furto e o agride. Depois revista a mochila do garoto, não encontra nada roubado e então decide espalhar seus pertences pelo chão da loja.
 
7) COBRANÇA INDEVIDA, AGRESSÃO VERBAL E FÍSICA: Cliente é cobrada indevidamente e é humilhada e agredida por gerente da loja.
 
8) FALSA ACUSAÇÃO DE FURTO E MÃE SENDO AGREDIDA NA FRENTE DO FILHO: mulher é agredida por seguranças que a acusaram - sem provas - de ter furtado maquiagem da loja. Mãe e filho foram levados pra uma "sala reservada". Clientes relatam ter ouvido berros da criança.
 
9) FALSA ACUSAÇÃO DE FURTO: mulher foi revistada pelos seguranças, que nada encontraram em sua bolsa. O que eles fizeram então? Despejaram todos os seus pertences na rua.
 
10) RACISMO E AGRESSÃO A MENOR: criança suspeita de furto é levada para a "sala reservada", revistada sem a presença de um adulto responsável e ainda ouviu comentários pejorativos.
 
11) ESCRAVIDÃO : bolivianos eram submetidos a condições análogas à escravidão em uma oficina ligada às Lojas Americanas.
 
Bom, percebe-se que o acontecido na unidade da Av. Pompeia não foi um caso isolado, mas recorrente. 
Vejamos o que a Lojas Americanas tem a dizer sobre esse padrão de atendimento. 
Será que terão coragem de emitir outra nota dizendo que "esse não é o atendimento padrão da rede"?
 
PS: Não há contexto possível que justifique um marmanjo dando pauladas numa criança, mas saiba que as pauladas do agressor te representam.
E se você por um acaso está se perguntando "mas eles estavam roubando?", 
posso lhes responder categoricamente: NÃO, NÃO ESTAVAM!!!





Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/blogs/jornalismo-wando/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela vossa visita e volte sempre.
Antes de comentar leia por favor:

1. Os comentários deste blog são todos moderados e nos reservamos no direito de publica-lo ou não;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Não publicaremos comentários que visem promoção pessoal ou de site, de blog, de canal ou de qualquer página na internet;
4. Tampouco publicaremos comentário com publicidade, propaganda ou divulgação de empresas, negócios, partidos, religiões ou seitas;
5. Ofensas pessoais, vocabulário de baixo nível ou spam não serão aceitos;
6. Não fazemos parcerias, debates, discussões ou acordos por meio de comentários;
7. Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato no rodapé da página;
8. Grato por participar e deixar aqui o vosso comentário.