O filme faz parte da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida http://contraagrotoxicosdf.wordpress.com/. Ele nos dá uma noção bem abrangente da gravidade do assunto, apontando os riscos ambientais e de saúde pública, além dos históricos interesses econômicos da iniciativa pública e privada neste setor.
Um exemplo do esforço do lobby do setor de agroquimicos é esses discurso, que tenta distorcer os fatos 18:37 porque a verdade é que é sim possivel produzir alimentos organicos, mas isso vai contra os interreses dos empresarios rurais brazileiros detentores de imensas areas e da industria de agroquimicos e transgênia.
O uso de agrotóxicos na produção agrícola e a contaminação dos alimentos é preocupante. Um estudo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), iniciado em 2001, mostra que muitos dos alimentos que consumimos normalmente estão contaminados.
Segundo a própria Anvisa, os agrotóxicos "são ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade aguda comprovada e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer".
O Projeto de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, realizado pela Anvisa, analisou diversos legumes, frutas e vegetais e entre as amostragens analisadas, os alimentos que foram contaminados com uma frequência maior foram: pimentão (80,0%), uva (56,40%), pepino (54,80%), morango (50,80%), couve (44,20%), abacaxi (44,10%), mamão (38,80%), alface (38,40%), tomate (32,60%) e beterraba (32,00%).
A expansão da agricultura no Brazil, que agora se move sobre áreas da floresta amazônica, com a bênção dos grupos políticos no poder e dos interesses econômicos de outros países, para produzir soja transgênica e carne de boi para alimentar os predadores do mundo, só beneficia os produtores de sementes transgênicas, adubos e pesticidas e empresários rurais, que não produzem alimentos saudáveis, mas ocupam e destroem a terra apenas para fazer dinheiro, sejam eles pequenos ou grandes. Não são agricultores. A cada dia que passa mais e mais estamos vendo as conseqüências terríveis da produção e consumo de "comida" produzida com agroquímicos e transgenia. A herança genética de muitas pessoas está comprometida e as mães estão secretando pesticidas pelos seios. Os interesses econômicos, da indústria, dos grupos políticos, dos pequenos e grandes empresários rurais e dos investidores de Wall Street estão acima dos interesses do meio ambiente e da saúde humana? O cenário mostra sim.
O setor privado manipula, corrompe, suborna, infiltra-se e controla os governos e as instituições de ensino. Os políticos que deveriam liderar são meras marionetes nas mãos daqueles que realmente controlam o sistema.
Veja também:
Engenharia Genética: O Maior Golpe do Mundo
https://www.youtube.com/watch?v=Qn1GTw16FiM
O Mundo Segundo a MONSANTO
http://www.youtube.com/watch?v=jrX-qRfMEZQ
O NOSSO VENENO QUOTIDIANO (2011) (35min ES + 77min PT)
"A problemática dos pesticidas, que tantos males causa à população mundial. Um documentário chocante que revela a falta de segurança no sistema e que está mais preocupado com a proteção de segredos comerciais do que com a saúde humana.
"Notre poison quotidien" (O veneno nosso de cada dia), de Marie-Monique Robin, tenta também desvendar como são calculados os valores de IDA - Ingestão Diária Aceitável - para diversos produtos como agrotóxicos, resíduos de plásticos e o aspartame.
A Ingestão diária aceitável - IDA - é um valor numérico, medido em mg/kg, que determina a quantidade que se pode consumir de uma substância durante todos os dias, com segurança, por toda a vida. Na prática, para os agrotóxicos, por exemplo, determina qual limite máximo de resíduo é aceitável em um alimento. Era de se esperar que este índice fosse calculado com um alto grau de rigor científico, para que em nenhum momento colocasse a vida dos consumidores em risco.
Mas Marie-Monique nos mostra justamente o contrário. No mesmo estilo investigador de "O Mundo Segundo a Monsanto", a diretora percorre centros de pesquisa e agências reguladoras em vários países tentando descobrir como este índice é definido. E ela não deixa dúvidas: através de estudos científicos pagos pelas empresas, e com a ajuda de diretores de agências reguladoras com ligações com a indústria, os próprios fabricantes das substâncias é que definem o nível aceitável."
UPLOAD PATROCIONADO POR:
www.NOVACOMUNIDADE.org - O MODELO COOPERATIVO FAMILIAR
www.MDDVTM.org - MOVIMENTO DE DEMOCRACIA DIRECTA VTM
"Tudo que o homem não conhece não existe para ele. Por isso o mundo tem, para cada um, o tamanho que abrange o seu conhecimento."
(Carlos Bernardo González Pecotche)
"Um povo ignorante é um instrumento cego da sua própria destruição."
(Simón Bolivar)
Baixar o Documentário - O Veneno Está na Mesa - O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos - http://mcaf.ee/vtnjl
ResponderExcluirPrimeiramente, obrigado por permitir comentários anônimos em seu blog. O anonimato na internet é um importante direito.
ResponderExcluirEntão, obrigado por falar de "Notre poison quotidien" no mesmo post de "O Veneno Está na Mesa", o qual eu já conhecia. Se não tivesse falado, talvez eu nunca ficasse sabendo do "Our Daily Poison".