segunda-feira, 15 de outubro de 2012

MENOR CHIP JA INVENTADO: A gigante japonesa Hitachi criou o menor chip do mundo medindo apenas 0,15 x 0,15 milímetros de tamanho

Hitachi Develops World's Smallest RFID Chip 

A gigante japonesa Hitachi criou o menor e mais fino chip de Radio Frequency Identification (RFID) do mundo. Medindo apenas 0,15 x 0,15 milímetros de tamanho e 7,5 micrômetros de espessura, o chip sem fio é uma versão menor ainda do ja detentor do recorde anterior - 0,4 Hitachi x 0,4 mm "Micro-Chip". A empresa utilizou miniaturização de semicondutores e tecnologia de feixe de elétrons para gravar dados sobre os substratos de chips para conseguir essa diminuição de tamanho. Os novos chips têm uma ampla gama de potenciais aplicações de militares, de transporte, logística e produtos eletrônicos de consumo mesmo.



Apelidado de "pó" ou "Dust", esses chips consistem em 128 bits ROM (Read Only Memory) que pode armazenar um número de 38 dígitos. Hitachi diz que a distância entre cada um dos elementos do circuito foi reduzido utilizando o silício sobre isolante processo (SOI), em que uma camada de isolamento e uma camada de silício monocristalino são formadas sobre o substrato base de silício, e o transistor é então formado sobre este substrato SOI. Quando comparado com o processo convencional em que um transistor é formado directamente sobre o substrato de silício, esta tecnologia reduz significativamente capacitância parasita e da corrente de fuga, a melhoria do desempenho do transistor. O processo de SOI também evita a interferência entre os dispositivos vizinhos, que muitas vezes provoca mau funcionamento do produto. Graças a um isolador em torno de cada dispositivo, os especialistas da Hitachi dizer que, mesmo quando os dispositivos estão em estreita proximidade, maior integração é alcançada em uma área ainda menor.

A área de superfície dos novos chips foi reduzida a um quarto do original 0,3 x 0,3 mm, de espessura 60μm chip desenvolvido pela Hitachi, em 2003. A empresa diz que a evolução da tecnologia de fabricação de chips fina permitiu a redução significativa de largura - a um oitavo do que a do modelo anterior. Com mais fichas que podem ser fabricados em um único wafer, a produtividade aumentou em mais de quatro vezes, e Hitachi espera que este vai abrir o caminho para novas aplicações para chips sem fio de RFID. 


A μ-Chip usa uma antena externa para receber ondas de rádio, que podem ser transformados e transmitidos sem fio como um número de identificação único. Os dados são gravados durante o processo de fabrico, utilizando-ROM, e é, por conseguinte, não regravável, proporcionando um elevado grau de autenticidade. "Ao tirar partido dos méritos de autenticidade compacidade, alta e de comunicação sem fio, e combinando-a com a tecnologia da Internet, o μ-Chip pode ser utilizado em uma ampla gama de aplicações, tais como segurança, transporte, diversão, rastreabilidade e logística" - disse Hitachi engenheiros que trabalharam no projeto. 

Hitachi continua a desenvolver tecnologias que aumentam a área de comunicação da distância e diminuir o tamanho da antena, preservando a alta confiabilidade e com o objetivo de melhorar a produtividade. A empresa disse que a compacidade melhorada e magreza do novo chip tem ainda ampliou a gama de aplicações possíveis, incluindo os certificados de presente que pode ser autenticados. O novo RFID "pó" também pode ser incorporado em papel fino, tal como moeda, criando assim a chamada "grampeado" dinheiro. 

Chips de RFID em miniatura também podem ter aplicações avançadas de militares, como SmartDust. SmartDust é o conceito de wireless MEMS (Micro-Electro-Mechanical Systems) sensores que podem detectar qualquer coisa da luz e da temperatura a vibrações. Usando uma grande quantidade de sensores não é um conceito novo - o exército dos EUA experimentou com essa idéia, já durante a Guerra do Vietnã (Operação Igloo Branco). Enquanto os sensores mais velhos eram relativamente grande e só pouco eficaz, o professor Christopher Pister da UC Berkeley sugeriu, em 2001, para criar um novo tipo de sensor micro que teoricamente poderia ser tão pequena quanto um grão de areia. A investigação sobre esta idéia está em andamento e está sendo financiado pela DARPA (Defesa Advanced Research Projects Agency). O que era apenas um conceito teórico, em 2001, tornou-se agora uma realidade com o mais recente desenvolvimento da Hitachi, e poderia encontrar o seu caminho para as agências de inteligência de todo o mundo. 

Chips RFID são também uma fonte de crescente controvérsia em torno de questões de privacidade. Um chip RFID pode ser usado para rastrear a localização de pessoas inocentes que compraram produtos que incluem etiquetas RFID em seu pacote. Tendo em miniatura chips de RFID baratos, como os desenvolvidos pela Hitachi, implantados dentro de tudo que comprar pode fazer muitas pessoas se sentem muito desconfortáveis. No entanto, as grandes empresas acreditam que os temores dos consumidores são ínfimos diante dos benefícios de chips RFID, que incluem roubo reduzido, inventário digital em tempo real, e uma melhor informação sobre os hábitos de compra dos consumidores. 

TFOT olhou diversas tecnologias RFID relacionadas, incluindo Ponto da HP chip de memória, que é aquilo que alguns semelhante à tecnologia RFID (embora haja também algumas diferenças importantes), O Loc8tor RFID que pode identificar tags especiais RFID a partir de uma distância de até 183 metros (600 pés), e uma nova tecnologia Nanobattery desenvolvido na Universidade de Tel Aviv, o que poderia potencializar chips de semi-ativos RFID no futuro. 

Hitachi está constantemente desenvolvendo novos chips e avançado. Depois de publicar as informações sobre o chip de volta 0,15 x 0,15 milímetros RFID em 2006, a empresa completou, aparentemente trabalhando no chip RFID melhor no início de 2007. Segundo o site Nikkei, a Hitachi está planejando agora no desenvolvimento de um chip RFID ainda menor usando a tecnologia de 65 nanômetros litográfica.

Hitachi's RFID Chips (Credit: Hitachi Global)
Hitachi's RFID Chips (Credit: Hitachi Global)




Fonte: http://thefutureofthings.com/news/1032/hitachi-develops-worlds-smallest-rfid-chip.html
Colaboração de: Analia Fernandes da Rocha



NOTA: Se vc pensa que 'eles' irão te chipar através de uma maquininha ou pistola igual aquelas que vacina gado, vc está por fora mesmo.
Presta atenção:
O menor chip RFID feita pela Hitachi. "Eles medem 0.15 X 0.15 mm cada e têm capacidade de comunicação por GPS! Às vezes chamado de "SmartDust", eles podem ser pulverizados sobre nós e absorvidos ou tomados em alimentos, bebidas e até mesmo injetados."


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela vossa visita e volte sempre.
Antes de comentar leia por favor:

1. Os comentários deste blog são todos moderados e nos reservamos no direito de publica-lo ou não;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Não publicaremos comentários que visem promoção pessoal ou de site, de blog, de canal ou de qualquer página na internet;
4. Tampouco publicaremos comentário com publicidade, propaganda ou divulgação de empresas, negócios, partidos, religiões ou seitas;
5. Ofensas pessoais, vocabulário de baixo nível ou spam não serão aceitos;
6. Não fazemos parcerias, debates, discussões ou acordos por meio de comentários;
7. Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato no rodapé da página;
8. Grato por participar e deixar aqui o vosso comentário.