Revelações de locais de tortura secretos dos Estados Unidos no exterior e uma nova investigação do Senado revelam que as práticas horríveis de tortura generalizada da CIA deve finalmente levar ao fechamento desta agência.
Lembre-se de abril de 2007, quando o então diretor da CIA, George Tenet apareceu no 60 Minutes, irado dizendo ao apresentador do programa, "nós não torturamos as pessoas"? Lembre-se poucos meses depois, em outubro, do presidente George W. Bush, dizendo: "este governo não tortura pessoas"? Sabíamos então que não era verdade, porque já tínhamos visto as fotos de iraquianos torturados em Abu Ghraib, quatro anos antes.
Ainda assim, o governo dos EUA negou que a tortura era uma tortura, preferindo chamá-la de "interrogatório reforçado" e alegando que a prática tinha impedido tantas conspirações terroristas. Claro, que mais tarde descobriu que a CIA não só tinha mentido sobre a tortura de um grande número de pessoas depois do 11 de setembro, mas tinha exagerado enormemente qualquer informação valiosa que foram obtidas através de tais práticas.
No entanto, a rendição secreta de presos para outros lugares estava em andamento.
No entanto, os EUA não torturou apenas pessoas em sua própria custódia. Na semana passada, o Tribunal Europeu de Direitos Humanos concluiu que o governo dos EUA transferia indivíduos para centros secretos de detenção na Polônia (e provavelmente para outros lugares), onde foram torturados longe do escrutínio público. O governo da Polônia foi condenado a pagar centenas de milhares de dólares em danos a duas vítimas por não fazer nada para parar a tortura em solo polonês.
Como é trágico que a Polônia, onde os nazistas construíram o campo de concentração de Auschwitz, em que tantos inocentes foram torturados e assassinados, iria concordar em hospedar instalações secretas de tortura. A ideia de que tal brutalidade seria permitida em solo polonês apenas 70 anos depois da ocupação nazista deve nos lembrar de quão perigosos e hipócritas os governos continuam sendo.
Esta é a primeira vez que o tribunal europeu conectou qualquer país da UE com as práticas de tortura dos EUA. A administração Obama se recusa a admitir que essas instalações existiram e em vez disso, afirma que tais programas de "interrogatório reforçado" foram desativados em 2009. Podemos apenas esperar que isso seja verdade, mas devemos ter cuidado com as promessas do governo. Afinal, eles nos prometeram o tempo todo que eles não estavam usando a tortura, e nós nunca teríamos conhecimento se fotografias e outras informações não tivessem vazado para a imprensa.
Há mais razões para sermos cautelosos sobre estas afirmações do governo sobre rejeição à tortura e apoio aos direitos humanos. O presidente justificou abertamente que mata cidadãos americanos sem acusação ou julgamento, e ele fez isso em pelo menos três ocasiões. Não há muita distância entre a tortura e assassinato extrajudicial quando se trata de violações de direitos humanos.
Enquanto isso, estão dizendo que o ex-diretor da CIA George Tenet e outros altos funcionários atuais e antigos da CIA estão freneticamente tentando preparar uma resposta a uma liberação planejada de uma versão não confidencial do estudo do Comitê de Inteligência do Senado de 6.500 páginas sobre as práticas de tortura dessa agência. A CIA já foi pega acessando os computadores dos investigadores do Senado no ano passado, procurando ver quais informações podem estar contidas no relatório. Aqueles que viram o relatório comentaram que ele detalha práticas bem mais brutais da CIA do que as que foram reveladas até este momento.
As revelações de locais de tortura secretos dos Estados Unidos no exterior e uma nova investigação do Senado revelam que as práticas horríveis de tortura generalizada da CIA devem finalmente levar ao fechamento desta agência. Longe de nos manter seguros, as ações secretas da CIA em todo o mundo têm levado à destruição de países e sociedades e indignação sem precedentes com respeito aos Estados Unidos. Para nossa própria segurança, acabem com a CIA!
Fonte: http://www.anovaordemmundial.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grato pela vossa visita e volte sempre.
Antes de comentar leia por favor:
1. Os comentários deste blog são todos moderados e nos reservamos no direito de publica-lo ou não;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Não publicaremos comentários que visem promoção pessoal ou de site, de blog, de canal ou de qualquer página na internet;
4. Tampouco publicaremos comentário com publicidade, propaganda ou divulgação de empresas, negócios, partidos, religiões ou seitas;
5. Ofensas pessoais, vocabulário de baixo nível ou spam não serão aceitos;
6. Não fazemos parcerias, debates, discussões ou acordos por meio de comentários;
7. Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato no rodapé da página;
8. Grato por participar e deixar aqui o vosso comentário.