Um grupo de cientistas conseguiu movimentar uma réplica idêntica de uma estátua da Ilha da Páscoa, com cinco toneladas de peso e cerca de três metros de altura, usando apenas cordas e a força humana.
O desafio surgiu quando os cientistas Hannah Bloch e Carl P. Lipo se interrogaram como teriam feito os habitantes da Ilha da Páscoa para movimentar até à costa, com a tecnologia limitada da altura, as estátuas, chamadas de «moai».
A ideia, que teve seguimento pelo antropologista Terry Hunt, foi posta em prática com a ajuda da National Geographic.
Recorde-se que os habitantes nativos da Ilha da Páscoa, os Rapanui, alegam que as estátuas «caminharam» até ao sítio onde se encontram, o que se encaixa com a possibilidade de ter sido esta a técnica aplicada na antiguidade.
«Os especialistas podem dizer o que quiserem», afirmou ao National Geographic Suri Tuki, um rapanui de 25 anos. «Nós sabemos a verdade. As estátuas caminhavam. Na tradição oral rapanui, as moai eram animadas por mana, uma força espiritual transmitida por ancestrais poderosos», apontou.
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grato pela vossa visita e volte sempre.
Antes de comentar leia por favor:
1. Os comentários deste blog são todos moderados e nos reservamos no direito de publica-lo ou não;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Não publicaremos comentários que visem promoção pessoal ou de site, de blog, de canal ou de qualquer página na internet;
4. Tampouco publicaremos comentário com publicidade, propaganda ou divulgação de empresas, negócios, partidos, religiões ou seitas;
5. Ofensas pessoais, vocabulário de baixo nível ou spam não serão aceitos;
6. Não fazemos parcerias, debates, discussões ou acordos por meio de comentários;
7. Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato no rodapé da página;
8. Grato por participar e deixar aqui o vosso comentário.