Foto: Divulgação
24 de outubro de 2011
Guerras civis costumam forrar o solo de um país de minas explosivas. Hoje, existem cerca de 100 milhões de minas terrestres espalhadas em 6 dezenas de países. 50 pessoas morrem ou são feridas acidentalmente por dia por causa delas.
Uma reportagem muito interessante na CNN mostra o trabalho da organização belga APOPO, que trabalha para limpar Moçambique de seus mortais explosivos escondidos sob a terra. Não é um trabalho fácil.
A reportagem mostrou a solução encontrada pela APOPO em Moçambique: os ratos-heróis. Não estamos falando de ratazanas urbanas, mas de uma espécie africana realmente grande, a “poached”. São ratos limpos, dóceis muito prestigiados como animais domésticos na África.
A APOPO treinou 120 desses “poached rats” para localizar minas. Eles recebem uma guia presa ao peito com um anel na parte superior. A equipe delimita um terreno e através de uma cordinha cada rato “escaneia” o solo. Se fareja uma mina, aponta onde ela está e vai atrás de outra. A vantagem é que são leves o suficiente para não detonar o explosivo.
A repórter da CNN faz questão de perguntar em que condições são criados. Os ratos vivem em gaiolas e “aquários” semelhantes a uma casa de hamster. O funcionário da APOPO informou que recebem nomes individuais e que estabelecem uma relação amorosa com seus treinadores. As cenas não desmentiram isso.
Estariam melhor livres? Talvez. Mas cumprem uma função incrivelmente útil, e aparentemente são bem tratados para isso. Realizam um trabalho fácil e salvam vidas – de humanos e de outros animais.
São escravos? São associados? São heróis.
Fonte:http://www.anda.jor.br/24/10/2011/os-ratos-herois-de-mocambique
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grato pela vossa visita e volte sempre.
Antes de comentar leia por favor:
1. Os comentários deste blog são todos moderados e nos reservamos no direito de publica-lo ou não;
2. Escreva apenas o que for referente ao tema;
3. Não publicaremos comentários que visem promoção pessoal ou de site, de blog, de canal ou de qualquer página na internet;
4. Tampouco publicaremos comentário com publicidade, propaganda ou divulgação de empresas, negócios, partidos, religiões ou seitas;
5. Ofensas pessoais, vocabulário de baixo nível ou spam não serão aceitos;
6. Não fazemos parcerias, debates, discussões ou acordos por meio de comentários;
7. Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato no rodapé da página;
8. Grato por participar e deixar aqui o vosso comentário.